3 dicas de gerenciamento de projetos que você deve conhecer!

Toda empresa precisa de um nível seguro de organização. Não somente ter tudo no lugar. Muito mais do que isso. Nós estamos falando de gerenciamento de projetos e saber seus próximos passos em direção a voos mais altos.

Isso não deve acontecer apenas quando um projeto começa, mas ter um controle que analise a situação e entenda as demandas de cada setor. Quanto mais controle você tiver, melhor conseguir gerir projetos paralelos e entender a dinâmica que deve acontecer entre eles e suas equipes.

Um projeto sempre visa melhorar, desenvolver e chegar mais longe, portanto, todo esforço é pouco para chegar perto da importância disso. Cada passo fora pode custar muito dinheiro e investimento. E você não quer nada disso aconteça com sua empresa. Esse gerenciamento de projetos irá te ajudar a não perder dinheiro e, ainda por cima, enxergar o quanto está ganhando.

Mas, como qualquer coisa, existem técnicas e dicas que podem te ajudar a melhorar seu gerenciamento de projetos. Melhor ainda, alguns avisos que deixam claro o quanto é importante você desenvolver esse tipo de prática em sua empresa e não parar nunca de crescer.

Vamos às dicas práticas de gerenciamento de projetos

1 – Comunicação é o fator mais importante

Dentro do gerenciamento de projetos, um dos pontos mais importante é a comunicação. É preciso, antes de tudo, que você estabeleça um mecanismo onde todos interessados no projeto tenham contato direto com metas e objetivos. Quanto mais democrático for esse espaço, mais as pessoas enxergaram o papel delas dentro dos resultados.

Por isso mesmo, nunca fique sem todo tipo de feedback possível. Escute as opiniões e saiba encaixar tudo dentro de seu planejamento de melhorias e mudanças. Quem continua melhorando está sempre pronto para errar menos.

Do outro lado da equação está, justamente, os relatórios relacionados aos impactos de cada ação. Não sobrecarregue ninguém de informações, mas sempre deixa as pessoas envolvidas entenderem o andamento daquilo que estão participando.

2 – Quem é quem

Um dos pontos mais importante de um projeto é que cada um dentro dele saiba exatamente o que deve fazer. Organize uma reunião inicial (um “kick-off”) onde todos possam se conhecer e entendam o cenário geral envolvido naquele projeto. Quanto maior a transparência, mais fácil de cada um enxergar a própria importância.

Mas não perca nunca o controle disso, documente toda definição de trabalho. Deixe bem clara a função de cada um, evite confusões e demonstre para cada um, de modo oficial, até onde vai cada responsabilidade, posição dentro da equipe e funções próximas.

3 – Documente todos os passos

Um bom relatório pode ser o jeito mais eficiente de você enxergar o projeto em seus detalhes mais profundos e importantes. Tenha tudo documentado, desde cada tarefa até o caminho que levou até aquele lugar.

O único jeito que você tem de não esquecer nenhum detalhe desse projeto, seus acertos, erros, mudanças de caminho, números e decisões, é fazendo com que tudo isso seja oficializado através de documentação. Lembre-se sempre que em termos de documentação e relatórios é melhor pecar pelo exagero do que falhar pela falta.

Trabalhando com o gerenciamento ágil de projetos

Quando você usa tudo isso a seu favor e consegue gerenciar seus projetos com uma eficiência maior, o resultado é, justamente, uma agilidade melhor em cada projeto.

Tudo flui com mais eficiência quando cada um sabe o que fazer, entende seu papel e enxerga o impacto de suas ações. Os melhores projetos são aqueles que parecem andar sozinhos, já que cada um dentro dele sabe exatamente o que tem de ser feito para obter os resultados.

Quando na ponta de tudo isso existe um gerenciamento que sabe de tudo isso, fica muito mais fácil que um ou vários projetos funcionem juntos e todos andem em uma velocidade que, quase sempre, significa o sucesso dos esforços coletivos.

Toda empresa precisa de projetos! Nunca deve permanecer estagnada, mas também é preciso que tudo isso seja organizado e se mantenha ágil e eficiente. Gerencie bem seus projetos e os resultados serão o maior motivador de sua empresa e suas equipes.

Leave A Response

* Denotes Required Field