3 dicas para uma estrutura financeira escalável no seu negócio!

3 dicas para uma estrutura financeira escalável no seu negócio!

Crescer nunca é fácil, tanto na vida, quanto na hora de enxergar as possibilidades da sua empresa ter voos mais altos. Nessa hora, ter uma estrutura financeira eficiente e forte é o único caminho viável.

Quando sua empresa cresce, é preciso enxergar novas necessidades e possibilidades. Tarefas mais complexas, mais informações, valores maiores e, principalmente, um grau de organização que consiga englobar tudo isso.

Quase sempre isso culmina em uma transformação na sua estrutura financeira, o que pode ser um problema maior ainda, já que nem todo mundo está preparado para lidar com essas novas responsabilidades.

Uma gestão financeira mais especializada talvez chegue até a ser uma opção que se torne obrigatória quando você está tendo que encarar as novidades que vem com o crescimento.

O crescimento de sua empresa exige uma estrutura escalável que não breque esse crescimento, muito pelo contrário, cresça junto com ele e se adapte a cada um desses novos momentos.

Mas o que define sua estrutura financeira?

Uma estrutura financeira é esse conjunto de ações, números e procedimentos que fazem com que sua empresa possa ser enxergada através de seus números e resultados. Não só entendida, mas também possibilitando análises profundas, controles e mudanças.

Essa estrutura financeira é talvez o primeiro passo dentro de seu crescimento. É ela que exige que você, ao ver as nossas possibilidades, separe o dinheiro de sua empresa de suas finanças pessoais e entenda o significado de cada valor que entra e sai, já que sua empresa precisa andar sozinha e com as próprias pernas.

Uma estrutura financeira ainda passa pela gestão do caixa no dia a dia, entender os investimentos possíveis e, principalmente, estar preparado para lidar bem com crises. Uma estrutura forte permite que sua empresa preveja esses obstáculos e você se prepare para tudo isso.

Portanto, a possibilidade de crescer pode ser difícil de encarar, mas quando você entende o quanto fica mais fácil e seguro crescer com essas garantias, tudo fica muito mais fácil e confiável.

As dicas para estrutura financeira de uma empresa escalável

1) Mapeamento

Em uma empresa, existe sempre a entrada e saída de dinheiro. Lucros, custos, dívidas, investimentos, enfim, tudo que forma sua empresa. É imprescindível que tudo isso seja muito bem captado e colocado dentre de uma ordem que possibilite uma leitura precisa e clara.

Na hora desse mapeamento, é possível identificar pontos fortes e fracos, assim como perceber onde as mudanças podem agir de modo mais eficiente.

2) Planejamento

Um ponto muito importante da sua estrutura financeira é entender a escalabilidade dos procedimentos. Quando você entende sua estrutura e entende a padronização de seus números, percebe o quanto o crescimento pode surgir de modo saudável. Etapas, correções e alterações

Quando você entende seus gastos e lucros, mapeia tudo isso e entende que tudo o que pode ser feito, você consegue praticamente automatizar todas essas mudanças e adaptações.

Quanto antes você conseguir enxergar o que pode ser feito, mais facilmente poderá prever situações complicadas e já se organizar ao redor delas. Não existe crescimento sem planejamento.

3) Integração

O crescimento de sua empresa necessita da integração de suas finanças com sua contabilidade. Toda análise deve ser feita sobre um único prisma e que consiga conversar entre si.

Dados, registros e demandas de ambos devem ser registrados de modo claro para que ambos os lados o enxerguem e entendam. A confiança de ambos os lados só acontece quando você faz suas finanças e contas interagirem e se completarem.

É lógico que seu lado contábil depende de suas finanças, mas quando tudo cresce junto, ambos se encontram e fazem as mudanças serem mais eficientes, seguras e escaláveis, já que é mais seguro saber que tudo está andando junto antes de dar os próximos passos.

Leave A Response

* Denotes Required Field