5 dicas para conseguir capital de giro para empresas novas!

5 dicas para conseguir capital de giro para empresas novas!

Qualquer empresa que tenta estabelecer uma saúde financeira precisa entender que a organização de suas contas é um dos pontos mais importantes dessa eficiência. Mas quando você está abrindo um negócio, encontrar capital de giro para empresas novas se torna um problema.

E a lógica é clara, por mais que não pareça justa. Se não existe experiência de crédito, não tem como provar a capacidade de responsabilidade para quem acreditará em você para te ceder esses valores.

Paradoxalmente, se seu negócio não consegue o capital de giro inicial, não terá a oportunidade de, algum tempo depois, provar essa experiência.

Conseguir estabelecer essa dinâmica financeira em uma empresa que está começando é, então, um desafio tão grande que pode desanimar muita gente. Por isso é tão importante entender o que é o capital de giro e como conseguir capital de giro se você tem uma empresa que está no começo das atividades.

Desmistificando o capital de giro

De modo simplificado, o capital de giro é um valor que serve de garantia para que contas e outros tipos de despesa não fiquem reféns da imprevisibilidade de lucros, atrasos e mudanças de investimento. É a garantia da saúde financeira.

É o capital de giro que faz seu negócio “rodar”, já que não permite que em nenhum momento, qualquer tipo de surpresa possa te impedir de cumprir seus compromissos. Uma garantia rápida de que você tem o crédito necessário para enfrentar qualquer urgência.

Portanto, o capital de giro é calculado através da identificação do valor mensal que você tem de compromissos com fornecedores, contas, dívidas, taxas, funcionários e tudo mais que seja recorrente. Esse valor precisa encontrar um igual, tanto em um caixa fixo, quanto atrelado a possibilidades de venda rápida e uma circulação de valores que possa ser usada no pagamento desses compromissos.

Mas é lógico que uma empresa nova precisa pensar em capital de giro, assim como percebe logo de cara que conseguir esse valor pode ser um problema.

Construindo capital de giro para empresas novas

1 – Cartões de Crédito

É lógico que existe o perigo dos juros altos, mas os cartões de crédito se tornam uma ferramenta de fácil utilização quando um pequeno negócio precisa de um capital de giro para cobrir pagamentos e outras responsabilidades. É importante nessa hora não atrasar pagamentos e tentar sempre obter um parcelamento com juros mais interessantes, mas na falta da possibilidade de crédito mais fácil, o cartão pode ser seu amigo.

2 – Factoring

Um pouco mais complicado, mas ainda assim eficiente, uma factoring é uma empresa que obtém suas faturas e cobra apenas um percentual desse valor. O bom dessa relação é que você ainda cria um vínculo com essa empresa e ela pode te ajudar na gestão de recebíveis e até de cobranças.

3 – Crédito Comercial

Não bem um crédito, está mais para um acordo, o crédito comercial é um prazo que seu fornecedor te concede e facilita que você consiga pagar essas dívidas com ele após colocar seu produto no mercado. São prazos de 30, 60 ou até 90 dias em que você não precisa pagar enquanto usa o produto fornecido.

Se você está começando um negócio e não tem um capital de giro tão forte, não deixe de conversar com seu fornecedor e entender que facilidades ele lhe dará.

4 – Linha de Crédito

Talvez um meio um pouco mais complicado e mais perto do crédito tradicional, a linha de crédito já está preparada para lidar com empresas pequenas que precisam de ajuda. Entretanto, elas exigem um tempo de vida e comprovantes que comprovem seus ganhos e dívidas, já que é preciso garantir que esse acordo seja coerente e não gere mais dívidas.

5 – Financiamento

Talvez o meio mais complicado e que exija mais tempo de funcionamento, mas de qualquer jeito, tentar obter um capital de giro em um banco público é sempre uma opção importante, afinal, são eles que tem a melhores taxas e condições. Portanto não desista antes de tentar, o máximo que pode acontecer é você ter que tentar umas das outras opções.

Leave A Response

* Denotes Required Field