6 dicas pra reter talentos no seu negócio!

Não existe nada mais eficiente em uma empresa do que um talento. Alguém que está fora da curva e consegue resultados ainda maiores, mesmo estando na mesma altura de todos. Por isso, reter talentos pode ser um diferencial poderoso na hora de transformar esforço em sucesso.

E, não se engane, não existe nada mais importante em uma empresa do que seu material humano. Seus colaboradores são quem mais geram lucros. São eles que representam sua empresa e fazem dela o que ela realmente é. Portanto, quanto maior o comprometimento deles, mais você verá o crescimento de seu negócio.

Mas não estamos falando apenas de tratar bem seus funcionários, isso deve ser o mínimo envolvido, estamos falando de criar os valores, treinar, traçar objetivos e fazer eles perceberem que fazem parte não só da cultura da empresa, mas a empresa.

Não reter esses talentos que você forma é o mesmo que preparar as melhores peças para seu concorrente. Preparar uma equipe de colaboradores e enxergar seus talentos é só o começo, o que vem depois é ainda mais importante, já que você deve fazer com que eles tenham a intenção de permanecer ali.

Dicas pra reter talentos na empresa

1 – Tenha um plano de carreira

É preciso que seu talento enxergue sua vida profissional dentro de sua empresa. Assim que ele perceber o quanto o crescimento dele é possível, mais facilmente sentirá motivações para continuar seu trabalho. É o próprio futuro dele que pode garantir o seu.

2 – Aposte em novidades

Além da oportunidade de criar uma carreira em sua empresa, é preciso estimular seus colaboradores a irem além. Seja com novos projetos, seja com algum tipo de remuneração que valorize promoções. Quanto mais você incentivar seu colaborador, mais ele se sentirá confortável com tudo que está acontecendo.

3 – Um ambiente melhor

Quanto melhor for o ambiente de trabalho, mais à vontade estará o seu funcionário. Portanto, estimule não só as confraternizações, mas ainda que o ambiente em si seja mais pessoal e acolhedor. Uma planta e uma foto da família podem fazer milagres em termos de clima.

4 – Valorize-os

Se você identificar um talento, faça com que ele entenda isso. Deixe claro para ele que você aposta nele. É lógico que uma remuneração maior pode ajudar, mas é frustração por não ser reconhecido que faz esses talentos mudarem de ideia. Portanto, valorize os trabalhos deles e faça eles se sentirem bem com o feedback.

5 – Parcerias

Talvez um dos melhores jeitos de identificar talentos seja desenvolvendo-os. Aposte nisso e firme parcerias, seja com universidades ou cursos, faça com que eles se interessem por ganhar conhecimento e se tornarem mais qualificados. Esses colaboradores não só ficaram melhores, como se sentirão valorizados por estarem tendo essa oportunidade.

6 – Entenda as necessidades de horários flexíveis

Talvez, o formato clássico não se encaixa mais com alguns profissionais, portanto, apostar na flexibilização de horários pode despertar em alguns colaboradores uma maior produtividade. Crie alternativas e permita que eles se encaixem. Quando isso acontece, tudo anda mais no formato que eles querem, ajudando então à sensação de estarem mais à vontade ainda.

Aposte na retenção de talentos

O desafio de criar essa retenção de talentos é gigantesco. Mesmo com dicas e planejamentos, o futuro sempre é imprevisível. Portanto, não conte com ele, faça o que deve ser feito e espere os resultados.

Mas uma certeza que você tem é que, quanto mais você preparar sua empresa para reter seus talentos, mais ela será simpática a outros talentos. Será normal que pessoas de fora enxerguem em seu negócio um lugar interessante para crescerem.

Quanto mais você retém seus talentos, mais outros talentos se interessam por você. Não existe fórmula mágica, entretanto, é fácil perceber o quanto esse planejamento bem feito dá os frutos necessários para que seus talentos tenham mais interesse em permanecer com você.

É fundamental fazer com que os seus talentos se engajem com sua empresa, se sintam bem estão lá e continuem o fazendo. O desafio da retenção de talentos pode ser grande, mas nada que um bom planejamento e as ações certas não resolvam.

Leave A Response

* Denotes Required Field