6 exemplos de indicadores de desempenho que você precisa conhecer!

6 exemplos de indicadores de desempenho que você precisa conhecer!

É preciso ter o controle total de sua empresa. Não adianta dirigir um carrão caro, mas fazer isso de olhos vendados. Mais cedo ou mais tarde, isso se tornará um desastre. E esse é o maior problema de grande parte dos pequenos e médios empresários que estão perdidos. É exatamente pra isso que servem os indicadores de desempenho.

O problema é que, quando surge uma crise dentro de seus negócios, muitas vezes esses empresários perdem tempo procurando a falha na falta de venda ou de clientes, sendo que, na verdade, o problema é desconhecimento administrativo. Sem conhecer seus processos, fica difícil até identificar de onde surgem as crises.

Por isso, pare de bater cabeça por ai, vendado e perdido, e passe a entender exatamente como funciona sua empresa e onde ela pode melhorar com estes 6 exemplos de indicadores de desempenho.

Exemplos de indicadores que você deve conhecer

Indicadores de produtividade

São informações que estão ligadas ao quanto sua empresa produz, geralmente o resultado de uma equação em que envolve a quantidade de horas trabalhada e o quanto o seu colaborador ou empregado a faz. Como se você tentasse enxergar como estão sendo vendidos os recursos de sua empresa.

Indicadores de qualidade

É preciso ainda enxergar qualquer desvio ou mudança que ocorreu durante o processo. Por exemplo, tentar saber qual o número de produtos que você produz que surgem com qualquer tipo de falha ou problema que possa fazer com que o produto seja devolvido ou não vendido.

Indicadores de capacidade

Qual a quantidade que uma máquina consegue produzir de um produto? Quantos clientes você consegue atender por hora? Quantos produtos consegue vender por hora?

Indicadores estratégicos

Você irá traçar planos e metas e, para que eles funcionem, você deve entender o quanto você está conseguindo cumprir isso e se esses números são os corretos para que seu negócio continue crescendo de modo realista.

Indicadores de lucratividade

É normal surgir um problema com as empresas onde o faturamento aparece positivo, mas os lucros desaparecem. Por isso, é importante que você saiba o percentual de lucro e o quanto cada venda ou produto tem valor atrelado.

Valor do ticket médio

Se existe um indicador de desempenho que é importante para cada empresário enxergar a saúde de seu negócio é o valor do ticket médio. O ticket médio é o resultado da divisão do faturamento em um número específico de meses dividido por esse número de meses e depois pela quantidade de clientes. Isso levará você a saber o ticket médio de sua empresa e o quanto você precisa vender para atingir a meta criada por seus resultados. Desse modo, você conseguirá saber à partir de que momento seus gastos são cobertos, suas metas são batidas e seu lucro começa a aparecer.

Você já usa estes exemplos de indicadores de desempenho?

Mas mais do que tudo isso, é bom entender que os indicadores de desempenho não são simplesmente metas e objetivos. São as metas e objetivos que nascem à partir dos resultados desses indicadores.

São eles que irão ditar seus caminhos e direções. São números e métricas que irão representar seu negócio do jeito que ele realmente é. Com esses números em mão, você não irá mais dirigir no escuro e conseguirá monitorar os resultados, melhoras e problemas que farão a diferença na hora de tentar melhorar seu negócio.

Portanto, abrace os indicadores de desempenho e não perca a oportunidade de ditar os rumos de seu sucesso com seus resultados.

E se você ainda não usa nenhum destes exemplos de indicadores que listei aqui, está na hora de começar a utilizá-los.

E, se você já usa, comece a repensar se estes são os melhores indicadores para sua empresa.

1 Comment

Leave A Response

* Denotes Required Field