7 dicas pra avaliar a situação financeira da sua empresa!

7 dicas pra avaliar a situação financeira da sua empresa!

O único jeito de você enxergar a real imagem de sua empresa é através de sua situação financeira. Simples assim, sem uma saúde financeira possível de ser avaliada, fica impossível entender o caminho certo para o sucesso de seus esforços.

Seus indicadores são o único modo de otimizar seu planejamento e projetar seus próximos passos baseados em números corretos e transparência. Seus resultados no futuro, quase sempre dependem daquilo que já passou.

A maior competição que sua empresa tem é com ela mesma, com os números que definem essa situação financeira que te deixará sossegado para investir, mudar, melhorar ou corrigir tudo aquilo necessário para sua caminha para o sucesso.

Pensando nisso, eu separei sete dicas infalíveis para avaliar sua situação financeira e nunca mais se distanciar da saúde financeira de seu negócio.

Como avaliar a situação financeira da empresa

1 – Faturamento bruto e líquido

É importante saber essa diferença, já que ela é a base de todos cálculos de situação financeira. O faturamento bruto é o valor de tudo que sua empresa ganhou em um período. O líquido é esse valor subtraído de todos custos, tanto fixos, quanto variáveis, chegando a um número que te mostra o quanto entrará em seu caixa e pode ser considerado lucro.

2- É preciso entender a diferença entre custos fixos e variáveis

Os fixos são aqueles custos e despesas que precisam ser pagas independentemente de qualquer situação, período ou lucro. Já as variáveis são aumentos que sua empresa terá diante do crescimento de suas vendas, são valores proporcionais a quantidade de produtos ou serviços que você vende.

3 – Checar sempre seu nível de endividamento

Quem não entende a saúde financeira do próprio negócio está fadado a, não só perder oportunidades, como também até falir. Um jeito eficiente de evitar isso é estar sempre equilibrado com seu nível de endividamento. Nele, você escolhe um período e divide o seu total de passivos, como contas, dívidas com fornecedores, impostos etc., pelo valor de seus ativos. Para chegar em um valor percentual, multiplique o resultado por 100 e descubra quantos por cento de endividamento você tem.

4 – Seu ticket médio

O único jeito de você entender quanto custa cada cliente seu é calculando o ticket médio. É uma avaliação que leva em conta seu faturamento bruto dividido pela quantidade de clientes que compraram seus produtos.

5 – Rentabilidade

O único jeito de você avaliar sua situação financeira e as possibilidades de investimento é medindo sua rentabilidade. É preciso entender o quanto de dinheiro gera cada real investido. Imagine que você investe R$ 100 mil em seu negócio e isso gerou um retorno líquido de R$ 25 mil naquele período. Consequentemente, tem uma rentabilidade de 25%.

6 – Descubra seu ponto de equilíbrio

Um jeito de entender quando começa seu lucro é traçar um limite de ganhos que pague todos seus custos naquele período. A partir disso é possível começar a vislumbrar o seu lucro enquanto o dinheiro ainda está entrando.

7 – Crie um DRE

O DRE é a Demonstração do Resultado do Exercício. A gestão de sua empresa passa por essa organização de receitas, resultados, custos e lucros. Tudo em um mesmo lugar e podendo ser enxergado em um mesmo período.

Trabalhe com os indicadores de situação financeira

Mas, sobre tudo isso, o mais importante é estar atualizado, indicadores e ferramentas são sempre possibilidades que devem estar à mão de quem pretende manter a saúde financeira de sua empresa.

São esses indicadores que te permitirão enxergar o cenário real de seu negócio. Portanto, mais importante do que saber os indicadores, é entender como usá-los e entender seu desempenho durante os períodos específicos que possam servir de métrica.

É essa comparação que te permite enxergar os pontos que servirão de planejamento para seus próximos passos. Um mapeamento coerente de seus números é o único jeito de entender onde estão os erros e acertos de seus esforços.

O gerenciamento desses indicadores é caminho para entender o que pode ser feito. O seu sucesso passa pela sua situação financeira coerente e transparente. Quando você enxerga os números, enxerga o caminho para o sucesso.

Leave A Response

* Denotes Required Field