Aprenda a cobrar da maneira correta seus clientes!

Imagine que sua empresa e seus clientes são como grandes amigos. Você pode até emprestar um dinheiro para ele, mas sabe que na hora de cobrar, tudo fica muito mais difícil. É nessas horas que a gente lembra o quanto é importante “cobrar” logo na hora do empréstimo.

É lógico que, quando o assunto é entre empresas e clientes, o lado profissional precisa falar mais alto e muito mais garantias precisam proceder qualquer acordo, portanto não deve ser novidade nenhuma o quanto é importante saber cobrar.

Como na amizade, uma cobrança errada pode acabar com toda relação, e no caso de sua empresa isso pode significar até prejuízo.

Inadimplência irá sempre existir, o melhor mesmo é estar preparado e não deixar nunca que isso seja um empecilho para voos mais altos.

Aprenda cobrar sem dor de cabeça

O primeiro passo para você conseguir cobrar seu cliente inadimplente é estabelecer um prazo. Quando essa data fica clara, é muito mais fácil cobrar. Na verdade, talvez nem pareça uma cobrança, mas sim uma simpática lembrança.

Melhor ainda, logo na hora da venda é possível deixar claro que aquela dívida tem uma data de vencimento e até uma série de juros e possibilidades que chegam junto com esse prazo. Quanto mais clara a comunicação nesse momento, mais fácil de não haver informações desencontradas e nem dúvidas.

Como diz o ditado popular, “o combinado não sai caro”. Portanto, quanto mais informações, mais simples de cobrar e mais à vontade ambos os lados irão se sentir.

Por isso, não se envergonhe nunca de cobrar nenhum cliente. Desde que seja feito com respeito, clareza e honestidade, você não deve nunca se envergonhar ou ter receio de cobrar seu cliente inadimplente.

Tenha ainda menos problema de encarar essas cobranças quando os prazos estiverem ficando para trás. É lógico que nem todo devedor é alguém que está te engando, mas, ainda assim, se ele está sem pagar, você tem o direito de cobrá-lo.

Nessas horas, a sutileza pode ser uma arma a seu favor. Não cobre, ofereça um novo produto ou promoção, mas atrele a isso o pagamento atrasado.

Entretanto, não deixe nunca que isso fique subentendido, seja claro e mostre que seu cliente está inadimplente e você está disposto a recebê-lo de volta.

Caminhos de como cobrar seus clientes

Outro detalhe importante na hora de cobrar seu cliente inadimplente sem perdê-lo é não deixar nunca que se passe muito tempo sem contato entre vocês. Quanto mais ele esquecer da data e do pagamento, mais fácil desse contanto se tornar incômodo para ambos os lados.

É lógico também que, quando bem encaixada e incisiva, a cobrança é sempre muito mais eficiente e os resultados são muito mais valorizados. Por isso, tentar manter essa clareza é quase sempre o jeito mais fácil de acabar com essa dívida.

E se você achar que não está confortável com essas cobranças, tudo bem, o que não falta no mercado são boas empresas de cobrança que podem manter o afastamento com o cliente e até podem te manter afastado do desgaste que assas cobrança podem criar.

Mas não esqueça que essas empresas de cobrança ficam como uma boa parcela desse dinheiro, necessitando então o entendimento que o pagamento a qualquer custo pode te custar um bom dinheiro.

Quando você imagina que sua empresa e seu cliente inadimplente são como dois amigos onde um deles pediu dinheiro para o outro, não existe outro caminho a não ser o de cobrar, mas é inadmissível que qualquer um dos lados tente enganar o outro. Quanto mais saudável essa relação e mais claros os valores e limites, muito mais fácil que essa possível cobrança não atrapalhe a vida de ninguém.

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