Aprenda como fazer análise financeira da sua empresa!

Aprenda como fazer análise financeira da sua empresa!

Crescimento gera mais preocupações. Nenhuma empresa alça voos mais altos sem que isso crie maiores preocupações e um nível de planejamento mais eficiente. Isso inclui você fazer análise financeira de sua empresa sem que isso se torne uma dor de cabeça.

O empreendedorismo é uma jornada que gera um desafio que precisa ser previsto. As avaliações certas nesse momento de mudança podem ser o único jeito saudável de crescimento. Do mesmo jeito que perdurar no mercado obriga o empresário a entender esses pontos e contar com esse planejamento.

As últimas estatísticas do IBGE apontam que mais de 50% das empresas abertas não consegue permanecer abertas dentro dos primeiros cinco anos de vida. Entre 2010 e 2015, de quase 750 mil empresas abertas, manos de 300 continuaram funcionando.

Esses números parecem ameaçadores para quem pensa e começar um negócio, mas acredite: muitas dessas empresas talvez não tivessem fechado as portas se tivessem uma análise financeira eficiente e um controle de suas contas que mantenham a segurança de seus próximos passos.

A importância de fazer análise financeira

Uma análise financeira é uma espécie de estudo organizado que tenta entender e compreender todo lado financeiro de sua empresa. São esses números e análises que garantirão a estabilidade de seu negócio.

São com esses números que você poderá estudar e entender a sua capacidade de lucro e também de melhorias e investimentos. Como se, a partir de um retrato fiel de sua empresa, você conseguisse prever as próximas fotos que você tirará, já que trabalha por essa estabilidade.

Quanto melhor você conhece sua empresa e suas nuances financeiras, mais fácil você conseguirá enxergar as demandas de sua empresa, assim como entenderá onde tudo está dando mais certo e poderá ser valorizado ou copiado.

Uma análise financeira precisa te dar um chão mais firme para você pisar quando se sentir confortável para seguir em frente. Melhor ainda, poderá te apontar onde estão os erros que já estão ocorrendo e que você pode corrigir antes disso se tornar um problema maior.

Como fazer análise financeira de sua empresa

Uma análise financeira só é possível com ferramentas, profissionais e um nível de planejamento que obedeça essas duas outras demandas.

De cara, é importante que você utilize indicadores que darão a sua empresa um ar muito mais transparente. São esses índices que mostrarão os números de sua empresa. Lucro, custos, dívidas, ticket médio, enfim, a lista de indicadores é enorme e cada um necessita de um acompanhamento do dia a dia e um cálculo que possibilitará que eles “conversem” entre si.

Desses vários números, cálculos e porcentagens, nascerá o verdadeiro retrato de sua empresa, já que eles são o reflexo da experiência do seu negócio.

E não adianta inventar muita coisa. Se você está pensando em começar essa organização agora, opte por indicadores simples e de fácil utilização, como Liquidez, Custos Fixos, Custos Variáveis, Lucro Operacional e Fluxo de Caixa.

É normal também que você não esteja preparado para organizar tudo isso do melhor jeito, na verdade, dependendo de sua experiência pode ser que você não consiga nem chegar no básico dessa organização toda. Se isso significar ter que contratar um profissional para ajudar nessa transição, lembre que ele viria no espaço do investimento, já que os resultados serão claros e palpáveis.

Crescer não significa apenas vender mais ou ver o lucro entrar em seu caixa, mas um caminho onde a análise financeira passa ser um dos pontos mais importantes de sua empresa, já que só com ela você conseguirá prever o futuro e entender o presente de seu negócio.

Acredite que você crescerá, mas tenha certeza que isso não acontecerá sem que você invista nesse tipo de melhoria e torne sua empresa financeiramente saudável e cheia de espaço para onde crescer.

Leave A Response

* Denotes Required Field