Como calcular o capital de giro da minha empresa?

Como calcular o capital de giro da sua empresa!

É lógico que você sabe o que é capital de giro, afinal, ele é uma ferramenta bem comum para qualquer um que tem um negócio, principalmente os empreendedores que precisam dominar esse conceito para crescer e investir. Mas será que você entende a importância dele e como calculá-lo?

E não importa o tamanho de sua empresa, o capital de giro, seu cálculo e o modo mais eficiente de contar com ele a seu favor é algo que todos precisam ter. A saúde financeira depende de seu capital de giro.

O maior problema é ainda ter gente se recusando a calcular o capital de giro e permanecendo perdido em suas finanças por achar que seu negócio não é grande o suficiente para isso. Um erro que resulta, justamente, no não crescimento dessa empresa, já que ela nunca enxergará a possibilidade e o momento de crescer diante de um capital de giro que lhe permita fazer isso.

Entenda então um pouco do que é o capital de giro, sua importância e, mais importante, como calculá-lo.

A importância do capital de giro nas empresas

Em poucas palavras, o capital de giro é a quantidade de dinheiro que permite sua empresa andar. Um valor que seu negócio tem em caixa para que um momento sem dinheiro possa ser suprido.

E não estamos falando de crises, mas situações comuns como compras a prazo, distância entre pagamento de devedores, adiantamento de fornecedores ou até prazos de pagamento de cartões de crédito.

Lembre-se que nem todo produto vendido traz o retorno financeiro imediato. É o capital de giro que te permitirá repor a peça mesmo sem o dinheiro da venda.

Mas não estamos falando de um dinheiro que surge quando é preciso, é importante que ele esteja presente e sirva de garantia e segurança de todas suas negociações.

O equilíbrio financeiro depende de seu capital de giro, já que só com ele você garante que não ficará no vermelho nem um dia sequer, já que ele cobre essas despesas que não são cobertas em razão de prazos e atrasos externos.

É óbvio ainda que o capital de giro não é feito para te tirar de uma crise, mas pode servir ainda para cobrir um período de vendas baixo, como uma época esvaziada que você já sabe que acontecerá, mas que não consegue impedir e nem baixar seus custos.

Portanto, quanto mais bem administrado e calculado, mais chances de seu capital de giro servir como o seguro mais importante de sua empresa, já que não permite nunca que você encare percalços e dificuldades sem ter uma garantia pelas costas.

Como calcular o capital de giro

Para começar a calcular o capital de giro é preciso ter bem determinado dois valores de sua organização financeira, seus ativos e passivos circulantes.

O primeiro deles, os ativos circulantes são todos aqueles valores que você tem a receber e não entram no caixa com a venda de um produto ou serviço. Dinheiro que vem de contas a receber, reposição de estoque e mais de uma série de possibilidades que mudam de empresa para empresa.

Esse dinheiro é um valor que você precisa prever e saber quando entrará, mas deve ser imprescindível para o funcionamento da empresa.

Já os passivos circulantes são, justamente, suas despesas fixas, aquela que estão em sua lista de pagamento mensal e você pode prever com meses de antecedência até. Aluguel, impostos, funcionários, fornecedores que precisam ser pagos e, como nos ativos, mais uma série de valores que cada empresa tem em seu funcionamento.

O capital de giro liquido não é nada mais que a subtração dos passivos circulantes do valor dos ativos circulantes. Mais uma fórmula que resultaria em: Capital de Giro = Ativo Circulante – Passivo Circulante.

Controlar esse valor é importante para te garantir a certeza de quanto você precisa para sua empresa estar sempre “no verde”. Tire da equação qualquer possibilidade de incertezas e “achismo”. Tudo é claro e você terá a segurança para continuar trabalhando.

Mesmo que todo mundo saiba o que é capital de giro, nem todo mundo consegue usá-lo de modo acertado e como garantia de uma saúde financeira que garantirá os melhores dias de sua empresa.

Leave A Response

* Denotes Required Field