Como fazer benchmarking e aprender com seus concorrentes!

Como fazer benchmarking e aprender com seus concorrentes!

Seu concorrente pode ser um dos seus maiores aliados, mesmo que ele não saiba disso. Fazer benchmarking pode ser a chave do sucesso, mas nem por isso é algo onde você só fica por ai olhando o que os outros estão fazendo.

Um benchmarking bem feito passa principalmente por organização, conhecimento de público e mercado e, principalmente, capacidade analítica de entender as informações que está juntando.

Olhar para a grama do vizinho e achar que ela está mais verde não é uma opção, se você não conseguir identificar o corte, o adubo, e mais uma série de detalhes que a tornam mais verde, você nunca poderá usar isso a favor da sua verde.

E isso passa ainda pela aceitação que a sua grama sempre pode ficar mais verde, de que há sempre espaço para melhorar, aprender e corrigir. Se o vizinho está fazendo um trabalho melhor com o jardim, então, por que não copiar aquilo que ele está fazendo de certo, adaptando para suas necessidades e, quem sabe, ter um gramado melhor?

Benchmarking não é espionagem, é simplesmente a capacidade de aprender sempre, mesmo que seja com seu concorrente.

Aprendendo como fazer benchmarking

O primeiro passo para um benchmarking eficiente é, justamente, encontrar as referências. Procurar empresas que estão no seu mesmo ramo de negócios, mas que são consideradas as melhores no assunto.

É fácil encontrar quem está obtendo mais sucesso, e mais fácil ainda até conversar com elas sobre alguns assuntos, já que muitas delas sabem o quanto é importante disseminar o que aprenderam para aumentar o mercado.

Portanto, fique de olho em quem está no topo da cadeia alimentar e observe-as, analise-as e tente entender as similaridades e diferenças entre o que você faz e o que ela faz e fez.

Mas não dê passo nenhum antes de criar um plano de ação. Analise e crie esse banco de dados, mas tente criar um planejamento próprio para sua empresa entendendo suas demandas e adaptando tudo para seu tamanho.

Muito provavelmente, nesse plano de ação, você já identificará algumas falhas suas e entenderá onde poderá inserir novas práticas e melhorias. E, ainda nessa fase, crie um orçamento que te permita medir até onde podem ir seus esforços. A estratégia é crescer, mas ela nunca pode atrapalhar as contas.

Qualquer planejamento é adaptável e o sucesso vem, justamente, se você conseguir entender que o que seu concorrente está fazendo nem sempre é uma estratégia fechada. Cada empresa é uma empresa, e cada clientela é uma clientela, o segredo é sempre a adaptação.

E o mais importante, o benchmarking não é uma ferramenta ocasional, esse estudo deve sempre estar acompanhando seus concorrentes e medindo o que fazem de bom ou ruim. É preciso monitoras catálogos de produtos, mudanças de preços, promoções de entrega, valores de frete e tudo mais que esteja no dia a dia deles.

As melhorias da sua empresa se dá quando você enxerga a importância da continuidade desse trabalho. A implantação é apenas um estágio. Isso só vai dar certo se você conseguir manter o ritmo de todas essas fases e continuar melhorando.

Benchmarking permite aprender com experiências reais

Mas não se engane, o benchmarking não te ajudará a apenas conhecer as outras empresas, melhorará o seu próprio conhecimento de sua empresa, já que terá que entender o que pode ser melhorado e arrumado.

Do mesmo jeito que a contínua melhora lhe deixará sempre perto das melhores práticas e atendimentos, já que estará sempre tentando fazer o melhor e sempre pronto para melhorar.

E quanto mais você entender a possibilidade de mudar, mais enxergará isso como uma motivação, já que estará sempre tentando chegar mais perto das empresas que estão melhor que você.

Você aprenderá com quem já teve sucesso e isso te ajudará a conhecer o mercado e entender o quanto é possível estar sempre na próxima onda, surfando naquilo de melhor que seu ramo tem a oferecer.

O benchmarking te ensina a olhar para suas concorrentes e fazer com que eles te ensinem a atingir o sucesso, mas também é um atalho para você aprender com sua própria empresa e valorizar seus acertos. Afinal, muito provavelmente deve ter alguém fazendo benchmarking usando sua empresa de exemplo.

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