Como fazer benchmarking no marketing da sua empresa?

Olhar ao redor pode ser um dos pontos mais importantes do sucesso de sua empresa. Quando você entende o que está sendo feito, consegue se manter “na moda” e não soa muito diferente do resto do mercado. Estar inserido é importante, portanto, aplicar benchmarking no marketing é uma solução quase obrigatória.

E você já deve ter ouvido falar em benchmarking. Afinal, é uma ferramenta eficaz e que transforma informação em resultado e, consequentemente, um investimento baixo com um retorno alto.

Portanto, é preciso explorar todo esse potencial na prática, saber como fazer, analisar, usar e planejar toda estratégia. Organizar tudo isso em um esforço que resulte naquilo que você espera.

Criar um planejamento de marketing que leva em conta o benchmarking é uma solução que deve estar sempre no alto de suas opções. Portanto, entenda como fazer benchmarking e propaganda sem perder nada de nenhum dos dois.

Como aplicar benchmarking no marketing

O benchmarking no marketing é, basicamente, quando você analisa profundamente as estratégias de marketing e resultados de seus concorrentes e consegue traçar um mapa de todo mercado que está ao seu redor. No inglês, “benchmark” significa “referência”, e é exatamente esse seu ponto de partida.

Você não só aprimorará seus processos, produtos e possibilidades com benchmarking, mas também poderá melhorar sua comunicação. Principalmente quando o assunto é o marketing digital e o modo como você irá se aproveitar do contato com seus clientes.

Quando você consegue comparar suas operações com o que seus concorrentes estão fazendo, fica mais fácil entender o que está fazendo de certo e de errado. E, para isso acontecer, não importa o tamanho de sua empresa, marketing e benchmarking juntos funcionam em qualquer lugar.

O primeiro passo para um benchmarking eficiente no marketing é pesquisar e entender como seus concorrentes estão posicionados na internet. Seja blog, sites ou redes sociais, é preciso entender o que eles estão fazendo, como estão usando esse espaço e o quanto estão sendo prestigiados pelo seu público.

Entendendo o que cada um está fazendo é hora então de entender o “como”. Analise o tom e quantidade de informação que é divulgada. Enumere a frequência, separe a relevância e entenda o jeito com que é feito essa comunicação.

Isso resultará ainda em uma análise precisa de que tipo de ferramenta ou rede social seus concorrentes mais usam.

Por fim, junte todas essas informações e compare com aquilo que você está fazendo. Design, conteúdo, experiência com seu público, estrutura, enfim, faça um benchmarking de sua própria empresa e crie essa comparação.

Os segredos do benchmarking bem aplicado

O segredo não é simplesmente seguir uma tendência, mas entender como ela funciona e se isso pode se encaixar nas suas ideias e planejamentos. Ajuste, corrija e faça uma nova análise, compare os resultados e aponte os erros e acertos.

Não existe limite para o benchmarking. Enquanto você conseguir comparar e analisar resultados, conseguirá perceber a diferença de aproximação com seus clientes e o quanto seus concorrentes estão se adaptando.

O benchmarking relacionado ao marketing é um processo que não tem limites, precisa continuar sendo feito enquanto houver campanhas e produtos sendo oferecidos. Os resultados continuam acontecendo e você deverá continuar pesquisando e analisando.

Mas é necessário ter paciência. Nada se transforma da noite para o dia. É preciso mudar, esperar os resultados, analisar, corrigir e mudar de novo. Um processo que não tem fim e não pode deixar de ser feito. As transformações são inerentes, mas podem demorar e você deve esperar.

É importante estabelecer esses indicadores, e manter organizada essa comparação, mas é mais importante ainda continuar fazendo. O marketing não se faz com planejamento, mas com ações, o que você analisou e percebeu precisa ser colocado em prática. Portanto, não tenha medo de entender o que seu concorrente está fazendo e tente seguir o mesmo rumo, já que, se está funcionando, é preciso fazer.

Você não está sozinho nesse mercado ou nicho comercial, está com muito mais gente e cada uma dessas pessoas está fazendo algo para melhorar suas empresas. Use isso como inspiração, siga seu caminho, mas não tenha receio de seguir aquilo que está sendo feito por quem está tendo sucesso.

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