Como funciona um empréstimo para capital de giro?

Não é novidade para nenhum empreendedor ou empresário que nem sempre os negócios vão bem. As vezes as contas apertam e você deverá pensar a respeito das opções. Nessas horas, conversar sobre empréstimo para capital de giro pode ser uma solução.

Talvez arrumar esse dinheiro sela uma opção segura, mas o que não faltam são vantagens e desvantagens, primeiro, porque precisa entender como funciona o capital de giro, depois, porque é imprescindível entender qual a melhor opção para sua situação.

Se você não fizer isso, o que era solução pode se transformar em problema.

Portanto, não caia na armadilha de esperar a situação ficar perigosa para você se importar com esse assunto. Organize seu capital de giro e perceba logo se é necessário ou não pegar esse dinheiro emprestado para ter um momento mais calmo. Reorganizar suas finanças passa por prever esses problemas e estar preparado para eles.

Empréstimo para capital de giro é uma boa escolha?

Geralmente, esse tipo de empréstimo é criado pelos bancos através de uma linha de crédito que facilita essa aproximação. São condições mais aprazíveis e que levam em conta o relacionamento que sua empresa tem com o banco.

A ideia de organizar seu capital de giro através desse tipo de empréstimo pode ainda ser enquadrado em períodos curtos, médios ou até mais longos. E tudo isso deve ser levado em conta. Melhor ainda, muitos bancos disponibilizam até pagamentos bimestrais, semestrais e assim por diante. É possível até pagar somente no final do acordo.

É importante conversar com o banco, entender suas linhas de crédito, especificar seu ramo e procurar as melhores opções. Pode acreditar, elas existem, mas só funcionarão se conseguirem se encaixar naquilo que são suas demandas.

Escolher a melhor opção é, quase sempre, uma solução que só quem pode dizer é você. Cada empresa é uma empresa, cada problema é um problema, e nem sempre a mesma solução consegue se encaixar em várias situações diferentes.

Seu capital de giro existe para garantir a saúde financeira de sua empresa, “segurar as pontas” quando você vê uma compra parcelada podem atrapalhar seus compromissos com equipe, estrutura e fornecedores. Portanto, ter controle dessa capital de giro é importante, mas garantir que esse valor cumpra suas expectativas garante seu sucesso.

Pensando no capital de giro com empréstimo

Procure seu gerente, se prepare para organizar alguns documentos e espere pela análise de créditos. Todo esse esforço pode ser complicado, mas é o único jeito de você conseguir um empréstimo de capital de giro que resolva suas necessidades.

A grande maioria dos bancos oferece linhas de crédito específicas para sua faixa de crédito e ramo. Pesquisar e comparar as taxas e possibilidades então se torna uma obrigação na hora de pensar na possibilidade de pegar qualquer quantia emprestada.

Mas não se assuste, nenhum esforço é pequeno diante da saúde financeira de sua empresa. São quase 50% das empresas fechando antes de quatro anos de vida, a maioria delas por não conseguir lidar com a complexidade de um capital de giro e a segurança de seus compromissos sendo cumpridos.

Entretanto, não é difícil ver suas propostas sendo recusadas por bancos e, nessas horas, financeiras são uma opção não só válida, como obrigatória. Existem ainda opções de empresas online que facilitam esse tipo de contratação. Geralmente, empresas que surgem como correspondentes bancárias e ajudam na relação da sua empresa com os bancos.

Por fim, ainda existem organizações civis que trabalham com a possibilidade de ajudar empresas com facilitação de créditos ou até aquelas que conectam investidores com empresas e possibilitam essa conversa.

Na hora de organizar seu capital de giro, não faltam opções para você fazer com que sua saúde financeira permanece dentro de seu planejamento. Entender a possibilidade de conseguir uma linha de crédito que te ajude nessa organização não deve ser algo tão longe, muito pelo contrário, precisa ser uma opção sempre à mão. Mas isso não significa se render a juros altíssimos por uma solução momentânea dos seus problemas. Portanto, avalie muito bem a situação e possibilidades.

Leave A Response

* Denotes Required Field