Como implantar controle de projetos no seu negócio!

Como implantar controle de projetos nas empresas!

Muitos dos problemas das empresas, marcas e franquias estão no desconhecimento. Uma falta de conhecimento e controle da própria empresa, o que, com certeza prejudicará qualquer administração. E isso é pior ainda quando não se tem o conhecimento e controle de projetos.

Quando um projeto começa ou termina, ele precisa ter um resultado. Positivo ou negativo, mas ainda sim um resultado. O problema nasce quando isso não é analisado, permitindo que toda iniciativa não sirva de mais nada depois. O controle de projetos passa pela organização, mas também passa pela necessidade de conhecer o seu próprio negócio.

São ações simples, porém precisas e que fazem com que todas demandas daquele projeto tenha uma razão de ser, não só para funcionar dentro daquele projeto, mas ainda para servir de inspiração e informação para tudo que vem depois.

Portanto, entenda como funciona um controle de projetos e entenda um jeito eficiente de implantar esse tipo de técnica em sua empresa.

Mas, afinal, o que é controle de projeto?

O controle de projeto é um monitoramento. Um acompanhamento onde é possível analisar não só qualquer dificuldade, desvio ou problema, mas também entender os ajustes precisos para que o projeto seja um sucesso.

Lógico que não existe sucesso sem um grau de comparação, por isso, o controle de projeto serve ainda para se tornar uma comparação, tanto com outros projetos, como ainda entre as expectativas iniciais e o que era planejado, com o que realmente aconteceu. Um controle de projeto eficiente gera muita informação.

Do mesmo jeito que esse controle gera esses dados, com um controle de projeto é possível ler os padrões e, diante disso entender tendências que se formam e até analisar mais friamente as variações que acompanham o processo. O resultado disso é um projeto muito mais seguro e concreto.

Quando essas variações acontecem, é preciso lidar com elas, e quanto mais informações você tiver, mais facilmente entenderá que alternativas possíveis você tem para contornar obstáculos, desviar ou, simplesmente, mudar de rumo. E é só essa segurança que irá te permitir entender as demandas e assegurar a possibilidade real de executar as mudanças e correções que o caminho necessita.

Outro ponto importante do controle de projeto é criar uma periodicidade. Não adianta analisar dias com semanas, ou esperar grandes períodos de tempo antes de gerar um relatório. É preciso entender seu negócio e o projeto, escolher um período e ter esse controle com uma regularidade que tornam esse acompanhamento preciso e eficaz.

Dicas de monitoramento e controle de projetos

A primeira dica é talvez uma das mais óbvias: é preciso definir etapas e pequenos e médios objetivos para que ocorra um acompanhamento. Não adianta manter um controle se essa análise for espaçada demais. Muito menos uma análise prática se não houverem períodos iguais a serem comparados.

Quando você sabe exatamente em que parte do projeto está, fica muito mais fácil e eficaz manter o controle e tomar as decisões necessárias para que o projeto se adapte.

Por isso é tão importante que um controle de projeto seja municiado de bons indicadores de performance. Cada informação gerada deve se transformar em números precisos que possam servir de medidores para o desempenho. Cada índice deve contar uma história e todas essas histórias devem chegar a uma conclusão.

Por último, um controle de projetos eficiente quase sempre passa por uma ferramenta de gerenciamento que cumpra sua função. O benefício obvio é a facilidade de armazenamento, a facilidade de comunicação, uma série de automatizações de funções e geração de índices e, é claro, a eficácia de relatórios.

Existem no mercado uma série de softwares que servirão para esse intuito, desde versões grátis, que compreendem projetos mais simples, até pagas, preparadas para situações mais complexas e maiores.

Uma empresa que quer crescer precisa de projetos, precisa inovar e tentar melhorar seus serviços, mas nada disso serve de nada se ela não for gerida com eficácia. O controle de projetos é o caminho mais rápido para instaurar essa gerência exatamente naquilo que ajudará sua empresa a alçar voos mais altos.

Leave A Response

* Denotes Required Field