Como melhorar a retenção de talentos da sua empresa!

Como melhorar a retenção de talentos da sua empresa!

Seu bem mais valioso é o material humano. Por isso, criar um planejamento que conte com a retenção de talentos pode ser uma opção que dará frutos em um futuro próximo e fará com que sua empresa esteja sempre em dia com aquilo que mais vale: as pessoas.

Não estamos falando de segurar, muito menos de prender, mas de fazer com que esses talentos se sintam confortáveis e enxerguem em sua empresa a possibilidade de crescimento e tenham a intenção de permanecer e crescer nessa carreira.

É importante fazer com que eles enxerguem em sua empresa suas carreiras. Tenham a vontade de continuar fazendo isso enquanto desenvolvem seus voos e conseguem enxergar o horizonte.

Tudo isso, uma estratégia, de políticas e práticas que fazem com que quem já está na empresa tenha o interesse e o engajamento necessário para se unir a ela nos mesmos objetivos. Um funcionário relevante se sente importante e vê então a possibilidade de crescer ali mesmo.

É lógico que para isso acontecer, encontrar os talentos e fazer com eles permaneçam interessados, é preciso organização, trabalho duro e resultados. Mas também é preciso ter esse objetivo.

A importância da retenção de talentos

Pesquisadores apontam que uma pessoa talentosa tem uma produtividade quase oito vezes maior do que quem não tem talento para aquilo. Identificar isso e não perder a oportunidade de manter esse talento no seu negócio é algo que precisa ser o objetivo principal de todos que querem uma empresa de sucesso.

Os talentos geram mais resultados. E nessas horas, menos pode significar mais.

Uma equipe enxuta de grandes talentos pode significar resultados melhores do que uma grande equipe fazendo mais do mesmo. O segredo está naqueles 800% de produtividade.

Um talento identificado precisa ser lapidado e estimulados constantemente. E isso, em um mercado cada vez mais competitivo, pode significar tanto o sucesso, quanto um trabalho dispendioso e complicado, afinal, todos estarão de olho no talento. O interessante é que todo investimento vale a pena e os retornos são descomunais.

A grande competição por um espaço no mercado não começa com seu produto ou seu serviço, mas com uma estruturação interna onde os talentos são enxergados como maior investimento para que sua marca ganhe ainda mais espaço.

Quando a preocupação com os talentos está alinhada com o planejamento e as melhorias de sua empresa, é muito mais fácil entender o quanto um depende do outro e o quanto tudo se estabelece como um elo mais forte dessa corrente.

E, para isso acontecer, há ações práticas que podem ser tiradas do papel.

Melhorando a retenção de talentos nas empresas

O primeiro passo para ter uma retenção de talentos natural é criar um ambiente de trabalho onde esse talento aprecie trabalhar. Crie um clima onde feedback e soluções de problemas são possibilidades comuns, permita o desafio claro para cada objetivo e construa um ambiente organizado onde todo mundo tem espaço e responsabilidades.

Quanto melhor a experiência no dia a dia, mais facilmente esse talento se sentirá confortável por estar naquele lugar. Preze pela harmonia e ganhe essa vontade de todos irem além. Afinal, enxergar o quanto isso volta em forma de sucesso para eles.

O segundo passo é motivação. Crie uma situação comum a todos ou engajamento e produtividade possa servir de inspiração para continuarem fazendo o mesmo trabalho. Quanto mais assertivo esse clima, e mais próximos esses trabalhos dos objetivos e inspirações, mais os pequenos sucessos pode se tornar o combustível para os voos mais altos.

Algo que pouca gente pensa na hora de fazer todo esforço possível para reter os talentos é que isso traz ainda mais talentos para sua empresa. Essa boa reputação chama a atenção e faz com que seus processos seletivos e a procura de outros profissionais já seja enxergada pelos talentos que estão soltos por aí.

Um planejamento sólido de retenção de talentos faz não só com que a permanência desse pessoal seja um acréscimo a sua empresa, mas com que seja uma possibilidade de crescer com ainda menos esforço, já que o investimento nisso acaba traz um retorno que extrapola suas intenções.

A permanência dos talentos significa uma eficácia maior, mas também um crescimento estrutural ainda mais relevante e consistente. O bem mais valioso se sua empresa são seus funcionários e colaboradores, portanto, investir em uma carreira longa para os melhores deles é uma razão mais que suficiente para você mudar os seus planos e colocar esse esforço no topo das suas intenções.

Leave A Response

* Denotes Required Field