Como organizar uma empresa bagunçada?

Muitas vezes, o que impede uma empresa de conquistar resultados não um produto ou melhoria no atendimento, muito menos a concorrência. As vezes é só a bagunça mesmo. Nessas horas, organizar uma empresa pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso.

Assumir a responsabilidade de que sua empresa precisa de organização é o único jeito de você começar a enxergar onde ela pode melhorar. Desorganização atrapalha o dia-a-dia, mas também pode ser um perigo para suas finanças.

Organizar e levar de volta para o caminho correto pode ser um trabalho extenso e delicado, mas precisa ser feito.

Trabalhando pra organizar uma empresa

E não importa o tamanho de sua empresa ou o tempo que ela está presente no mercado, assim que essa bagunça foi identificado, o mais importante é colocar a mão na massa. Detectar os pontos que precisam ser melhorados e organizar tudo.

Para identificar isso é preciso conhecer sua empresa e conseguir perceber o que não anda bem. Um exemplo básico de que sua empresa está desorganizada é quando você começa a ver seus prazos ficarem para trás. Se seus clientes e fornecedores não estão recebendo tudo nos dias corretos, talvez a culpa seja da bagunça.

Se pode parecer que os objetivos não estão sendo realizados e isso está atrasando, talvez a culpa seja da organização dessas metas. Rever os prazos pode ser um jeito eficiente de reorganizar uma situação que não está indo como deveria.

Entretanto, você já pode até estar tentando resolver isso, com reuniões e novas estratégias, mas se nada parece fazer a diferença, talvez a falta de organização esteja ai também. Se você não consegue identificar, ou consegue fazê-lo, mas não coloca as mudanças em prática, talvez esteja na hora de repensar todo o sistema.

Pior ainda, essa desorganização pode acarretar conflitos e falta de objetivo. Sua equipe pode estar perdida e isso atrapalha ainda mais a capacidade de entender o feedback que eles podem dar a você.

Conhecer sua empresa para identificar o que necessita ser organizado é um esforço que precisa ir do topo ao chão. Não adianta focar em somente um lado.

Vamos organizar essa empresa desorganizada?

O ponto que mais aparece como desorganizador da empresas é a falta de um gestão de processos. Quando você consegue identificar e acompanhar todos os setores, demandas e planejamentos de sua empresa, tudo em um mesmo cenário, só assim conseguirá curar sua empresa inteira dos problemas que toda essa bagunça cria.

Quando você entende que existem dois lados, o da empresa, na parte “de trás” e o da expectativa de seus clientes, fica mais fácil identificar essas falhas. Portanto, separe bem esses setores. Faça com que esses processos sejam engrenagens que se completam.

Os resultados para seus clientes deve refletir um reforço do que está acontecendo por trás do panos e você deve conseguir enxergar todo mecanismo funcionando.

Se isso está organizado, o reflexo é a saúde financeira. Porém, é preciso manter uma organização de gastos e saber o que entra e sai em sua empresa. Seu departamento financeiro não deve ser apenas uma planilha com alguns cifrões, mas sim um reflexo vivo do que acontece dentro e fora de sua empresa.

O dinheiro que entra, assim como o dinheiro que é gasto, seja com reposição de material, gastos de pessoal ou até investimento interno, precisa ser muito bem organizado. É o resultado disso que irá te permitir manter suas pretensões de sucesso.

Lembre que ajustes financeiros são necessários, nessas horas, um gestor pode ser uma opção que te aproxima de uma realidade mais palpável. Não existe receita para a organização, mas controlar os custos e lucros pode ser um trabalho um pouco mais complicado do que parece, portanto, procurar ajuda não deveria ser um problema.

Por fim, talvez tudo isso esteja funcionando, mas ainda falte algo. Nessas horas é bom prestar atenção na comunicação. Lembre que uma empresa é feita de pessoas e essas pessoas precisam se comunicar. O topo da empresa deve falar a “mesma língua” que os gestores, líderes e equipes.

Um conflito pode ser um problema pequeno se cada um souber o que fazer, quando não sabe, acaba vendo isso tomar proporções muito maiores até. Se organizar é ter certeza que tudo está funcionando do jeito que deve funcionar. Identificar isso e arrumar o que está fora do lugar é o passo mais preciso em direção ao sucesso.

Leave A Response

* Denotes Required Field