Como tirar uma empresa do vermelho em 3 passos!

Como tirar uma empresa do vermelho em 3 passos!

O mercado está cada vez mais fazendo com que as empresas passem por dificuldades diante do aumento de custos. O problema é que nem sempre você está conseguindo aumentar o seu faturamento no mesmo ritmo, fazendo surgir diversas dificuldades para equilibrar as contas, o que leva sua empresa a fechar no vermelho

E isso vem principalmente da relação entre faturamento e custos. Até porque a ideia inicial é fechar no azul. E não conseguir cumprir isso passou a ser um problema comum.

Daí o quanto pode ser difícil manter bem essa relação entre o aumento dos custos e do faturamento. Toda essa pressão para manter esses preços e ainda deixar espaço para qualquer tipo de promoção cria uma dificuldade na hora de criar lucro suficiente para satisfazer seu negócio e suas necessidades.

Mas não se desespere, o que não faltam são soluções e dicas para aumentar essas margens e ainda fazer com que sua empresa volte a trabalhar no azul.

E não tenha vergonha de querer faturar mais! Afinal, você abriu essa empresa com esse intuito. E chegar nesse objetivo deve servir de motivação para qualquer ideia.

Por isso, eu separei três dicas que podem resolver seu problema e tirar sua empresa do vermelho. Vamos lá?

1 – Tirando sua empresa do vermelho com “fluxo de caixa projetado”

Uma projeção à frente com aquilo que você irá gastar.

Um conjunto de todas as contas que você precisa pagar de sua empresa. Você não pode descobrir só amanhã que tem um boleto vencendo. É preciso ter uma visão média dessa receita e de suas contas.

Mais ou menos como saber o que sua empresa costuma lucrar e se seu volume de vendas muda muito. E sobre esses pontos altos ou baixos, entender como eles se encaixam com as contas.

É preciso se programar! Saber tanto de como e quanto entra, quanto do que tem que pagar.

E você vai fazer isso para ter melhor controle do dinheiro que entra e em que época ele entra. Com isso, você pode organizar seus recebimentos e vencimentos de contratos e pagamentos.

E ainda dá espaço e tempo para negociar com fornecedores e até saber com antecedência o que vai entrar e sair. Você pode pedir prazo, flexibilidade, negociar e até conseguir trocar os juros por melhores condições.

O que te leva a algo muito importante: evitar desperdícios relacionados a atrasos. Esse é um dos caminhos mais curtos para tirar sua empresa do vermelho.

2 – Como tirar uma empresa do vermelho com “otimização de processo”

Este passo parece ser um bicho de sete cabeças, mas é bem mais simples do que parece!

Por exemplo, tive uma cliente com um problema financeiro que estava gastando muito dinheiro com hora extra. Na verdade, isso poderia ter sido (e foi) arrumado com um pequeno ajuste no horário da empresa.

Revise os horários, demandas e demais detalhes. Faça tudo isso com a ideia em mente de que pequenas mudanças podem trazer grandes resultados.

E algumas perguntas são essenciais para lhe ajudar neste processo:

·         Será que você precisa dessa equipe toda?

·         Será que precisa desse monte de gente no balcão no horário inteiro?

·         Será que todos os seus processos estão azeitados?

É preciso encarar as lojas e empresas como organismos vivos. O jeito que começa sua empresa, na maioria das vezes, não é o melhor quando ela chega a outro patamar. É preciso ter essa visão!

Por exemplo, às vezes um cliente que só ia de manhã passou a ser mais vespertino, mudou de hábitos e você continua na mesma, apostando nas mesmas estratégias.

Muitas vezes, com uma boa revisada, você consegue otimizar seus horários e situações mantendo a mesma equipe. Reduzir os horários e adaptar tudo pode significar uma redução de horas extras.

E não fica só na equipe: Desperdícios na linha de produção, economia com conta de luz, tempo excessivo nos processos, falta de produtividade, baixo giro de vendas. Não importa. Tudo pode e deve ser otimizado.

3 – Montar um plano de correção com base nas métricas

Tudo isso que a gente descobriu vai resolver seu problema em curto prazo, vai tirar você do azul nesse mês. Mas o que vai salvar sua empresa e seu pescoço é pensar nisso em longo prazo.

Tudo vai fazer você conseguir vender um volume maior ou baixar os custos. Mais lucro, mais vendas e ainda tudo mais saudável. E para isso funcionar é preciso fazer um planejamento.

Você, agora, tem um orçamento que revisou, vai encontrar uma sobrinha e ai vai ter que redirecionar, procurar aonde isso vai te ajudar com seus clientes. Qual a forma mais barata de encontra-los, chamar suas atenções e captá-los.

Monte um plano de ação, encontre um novo jeito de fazer isso. Descubra como funciona agora. Não mais o jeito que funcionava. Não como era há seis meses e, muito menos, como era há anos.

Descubra como tudo está dando certo agora e você verá tudo crescer. Verá tudo sair do vermelho.

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