Como vender melhor em meio à crise?

Como vender melhor em meio à crise?

Vender melhor é sempre o objetivo, mas será que você sabia que é sete vezes mais caro atrair clientes novos do que trabalhar a retenção dos que você já tem?

Mas não se desespere! Um jeito de resolver esse problema é com o método ARC. Acredite: ele é responsável pelo crescimento de 30% de muita empresa mesmo diante da crise.

Infelizmente, ele não é um método mágico que faz chover clientes, mas uma fórmula de trabalho que dá resultados bem interessantes para qualquer empresa.

Usando o método ARC para vender melhor

Antes de tudo, você precisa entender que uma estratégia de crescimento baseada apenas na captação de clientes pode ser um perigo para sua empresa. Você pode estar colocando em risco a saúde financeira do seu negócio, já que captação de clientes não costuma ser barata.

Por isso que o método ARC é tão eficiente!

E o método ARC  não é nada mais do que:

  • Atrair
  • Reter
  • Crescer

Simples assim! Três passos que irão mudar a vida da sua empresa.

Atrair é muito mais fácil nas redes sociais

Antes de mais nada, é preciso atrair seus clientes. Continuar formando uma clientela.

Hoje, esse é um passo mais simples, principalmente com as redes sociais. Se algum tempo atrás as empresas usavam elas apenas para posicionar sua marca ou de modo institucional, hoje é uma realidade que as redes sociais são o meio mais barato de atrair cliente para seu negócio.

É muito mais barato usar o Fecebook, Instagram ou até Linkedin do que gastar dinheiro com mídias locais como outdoors e propagandas. Isso sem contar que nenhum deles vai conseguir alcançar a visibilidade do online.

Portanto, escolha o melhor jeito de atrair.

Retenção de clientes é mais barato

Muita gente acha que sabe o que é retenção e se contenta calculando o número de clientes que retornam ao seu negócio. Mas se engana. É preciso ir mais fundo e trabalhar para que os clientes voltem.

Alguns negócios, como cursos onlines, já usam este recurso, mas a maioria dos ramos ainda não pensam em como fazer isso.

O problema é que, na maioria das empresas, o que se encontra é um número de cliente novos estáveis e que seria suficiente para manter a empresa, mas existe ali um gargalo enorme de saída e de gente que está gastando cada vez menos.

Por isso, uma boa retenção é ainda o recurso mais barato. É mais fácil convencer um cliente de que seria possível uma outra compra de algo que ele já conhece do que captar novos clientes e novas compras.

Crescer sempre o número de vendas

O importante então é pegar esses clientes novos e antigos e trabalhar com eles. Usar estratégias de Cross Sell e Up Sell. É preciso aumentar o consumo deles. É preciso oferecer novas oportunidades e serviços.

Umas das estratégias está nos serviços complementares. Sabe aquele momento na lanchonete que o atendente te pergunta, “acompanha refrigerante”? Ou naquela loja de sapatos onde o vendedor lembra daquele cinto que encaixa perfeitamente com o calçado?

É esse tipo de estratégia simples que aumenta o quanto seu cliente está gastando com você. Esse deve ser seu objetivo, rentabilizar um cliente que você já captou.

Vender mais e melhor não significa mais investimento

O que interessa mesmo é que tudo isso é um esforço. Um trabalho que precisa ser feito. Uma soma dessas três partes que se torna uma estratégia completa e que, ainda por cima, vai custar muito menos do que você imagina.

O desempenho de seu negócio não pode ser feito através de ações esporádicas, mas de uma estratégia constante. Você deve fazer um mapeamento, saber o que está dando certo e o que não. Precisa seguir com essas informações embaixo do braço.

A única garantia é que, quando você trabalha com o funil da maneira correta, você realmente verá um impulso em seus resultados, e o melhor, com pouca grana investida você pode vender muito melhor.

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