Entenda a importância do benchmarking interno do seu negócio!

Entenda a importância do benchmarking interno do seu negócio!

Você já conhece o benchmarking, entende o quanto ele pode trazer ótimos resultados para sua empresa e ainda te deixa pronto para as curvas do mercado. Mas também é importante entender como funciona o benchmarking interno.

Enquanto você olha ao redor e tenta entender como seus concorrentes estão trabalhando, conseguindo comparar seus resultados e soluções com os deles, quase sempre você esquece de olhar para dentro de si mesmo. Acredite, isso pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

O benchmarking interno é uma oportunidade de melhorar o planejamento e apostar na organização. Quanto mais dados você tem à disposição, mais fácil fica de enxergar os resultados e identificar a oportunidades.

Estudar e entender o funcionamento de sua empresa através das informações de suas filiais é um jeito eficiente de desenvolver todo o processo e ainda conseguir recriar isso em outros lugares. No benchmarking interno, você aposta em seus próprios acertos e consegue expandir essas qualidades. Para aprender com os outros você não precisa, necessariamente sai de sua empresa.

Como funciona o benchmarking Interno?

Enquanto no benchmarking a ideia é aprender e superar seus concorrentes, se destacando no mercado, quando estamos falando de benchmarking interno é preciso entender que todos estão juntos no mesmo barco.

Quando você analisa os resultados de uma filial precisa entender que as menores nuances irão representar não só uma disputa, mas ainda melhores resultados em toda cadeia de filiais. Quando uma crescer, todas têm a oportunidade de seguir o mesmo caminho e apostar nos mesmo planejamento.

A competição entre as filiais deve continuar sempre existindo, mas certas políticas e soluções precisam ganhar destaque dentro da rede inteira e colocar todos em patamares de igualdade suficientemente coerentes para que a marca saia ganhando. Afinal, quanto maior a marca, mais vendas de todo mundo.

Implementar um benchmarking interno que funcione é uma necessidade contínua e sempre com possibilidade de implementação de possibilidades que melhorarão todas filiais e farão com que essa prática não acabe nunca. Usar o benchmarking interno como ferramenta é uma certeza de que estará sempre pronto para mudar.

E não estamos falando apenas de filiais, o benchmarking interno ainda pode ser usado na hora de comparar e desenvolver práticas entres setores. As melhores práticas precisam ser disseminadas entre todos, já que quanto melhor a execução de todo planejamento, mais facilmente cada setor será eficaz.

Sem esquecer, é claro a facilidade de confiabilidade das informações, já que tudo está vindo de pesquisas internas e informações oficiais.

Mas não se engane, a desvantagem também existe, já que erros podem ocorrer de modo geral e ser apenas o reflexo de paradigmas da própria empresa.

Benchmarking interno e eficácia

De qualquer jeito, o benchmarking interno, seja entre filiais ou setores, é sempre uma possibilidade que deve ser considerada como primeiro passo para um processo mais amplo. Se você não conseguir realizar o benchmarking interno, nunca estará pronto para extrair isso para o externo.

O primeiro passo para o benchmarking interno é, justamente, estabelecer padrões de comparações e traçar objetivos. É preciso enxergar como um setor lida com uma situação e tentar perceber como isso pode ser refletido em outros lugares.

O benchmarking é uma oportunidade de aprender com os outros e entender como poderá estender isso para outros setores (ou no caso de filiais, para outras filiais). E não estamos falando de um exercício de estabelecer números e quantidades, mas sim de entender o processo e fazer os resultados melhorarem.

Quando você encontra a eficácia dentro de sua própria empresa ou nas mãos de algum associado, tem quase a obrigação de fazer com que isso se torne um ponto de partida para suas mudanças.

O desenvolvimento do potencial da sua empresa deve ser um objetivo que deve ser bem distribuído pela empresa. O desenvolvimento coletivo com os acertos internos é a melhor solução para um benchmarking interno eficiente e que faça com que toda empresa cresça em conjunto.

O benchmarking como forma de entender o mercado e possibilidade de crescimento aliada aos acertos de seus concorrentes é algo comum, mas entender o quanto é importante olhar para os próprios corredores e aprender com aquilo que está sendo bem feito dentro de sua empresa é um passo importante para o sucesso. E um sucesso que só depende de você.

Leave A Response

* Denotes Required Field