Entenda de uma vez por todas a necessidade de capital de giro!

Entenda de uma vez por todas a necessidade de capital de giro!

Será que você imagina a importância da necessidade de capital de giro? Sem exagero, só realidade, será que você sabe que sem um capital de giro dificilmente você conseguirá colocar em ação seus planejamentos e metas. Muito menos conseguirá atingir qualquer tipo de sucesso.

Saber o que é o capital de giro, entender como calculá-lo e ter ele como parte intrínseca de seu planejamento pode ser a maior diferença que existe entre o sucesso e o mais baixo fracasso.

A sobrevivência de seu negócio depende do capital de giro, goste você ou não dessa notícia. Se você não tem todos recursos para pagar as contas, está fadado a, mais cedo ou mais tarde, começar a ver seu lucro ir pelo ralo das dívidas.

O funcionamento de sua empresa e a saúde financeira dela depende do quanto você está em dia com seu capital de giro e entende sua importância.

Portanto, entenda como funciona o capital de giro, sua importância e o quanto o sucesso de seu negócio depende dessa ferramenta.

Trabalhando com o capital de giro

Simplificando, o capital de giro é a representação de uma espécie de reserva que sua empresa deve ter e, pode até estar sendo utilizada, mas que pode se transformar rapidamente em valor e ser convertida no pagamento de suas dívidas e responsabilidades.

É o capital de giro que te garante a sobrevivência de sua empresa em um certo período. Um valor mínimo que você deve ter em mãos para servir de garantia caso os custos em um período não sejam suficientes para sanar todas dívidas de seu negócio.

Independentemente de um mês bom ou ruim, seus compromissos com fornecedores, funcionários, dívidas e impostos deve sempre serem garantidos. Do contrário, uma dívida se torna uma dívida maior e tudo cresce como uma bola de neve.

Seu capital de giro é o que salvará sua empresa independente do que acontecer.

Sua empresa sobreviverá independentemente dos altos e baixos se tiver a segurança de um capital de giro que garanta a estabilidade e você não fique à deriva nas tempestades que podem vir de encontro ao seu navio.

Se você é o capitão de seu navio, não quer que ele fique sem rumo quando você mais precisa de um leme que garanta o seu comando e o planejamento de onde você quer ir.

Enquanto você não entender a importância do capital de giro e não perceber o quanto seu navio enfrentará qualquer tempestade se tiver esse lastro, estará sempre fadado ao perigo de afundar.

A necessidade de capital de giro

O capital de giro é o valor mínimo que você deve ter através de um acesso fácil. É ele que garantirá que seu negócio continuará funcionando.

Primeiro você deve entender que você sempre terá prazos de recebimento e de pagamento, alguns deles você pode contar, outros não. Muitos fornecedores, por exemplo, já podem te dar um prazo maior para que você sane suas dívidas, esperando que você às vendas antes. Portanto, entenda bem essas dinâmicas e leve isso em conta na hora de calcular e manter saudável seu capital de giro.

Seu capital de giro é formado por seu ativo circulante e seu passivo circulante. O primeiro deles, representando todos bens e qualquer outras coisas que pode ser vendido e negociado em um prazo curto. Já o passivo representa todas dívidas que você tem e sabe que irá ter que pagar.

Portanto, seu capital de giro deve ser a subtração do passivo diante do ativo, é esse valor que você deve manter permanente e positivo, afinal é o que irá garantir que suas contas serão pagas.

O cálculo pode ser simples, mas a importância dele não tem tamanho. É esse capital de giro que garantirá que você tenha sempre em mãos a certeza que sua empresa não sofrerá com nenhuma surpresa ou desvio de caminho.

O capital de giro é a garantia de que seu negócio dará certo. Seu sucesso depende disso, pode acreditar, parece exagerado, mas é uma das poucas certezas que você deve ter na hora de planejar seus próximos passos e ter certeza que eles não irão te levar para o fracasso.

Leave A Response

* Denotes Required Field