Indicadores de Desempenho Organizacional

Indicadores de Desempenho Organizacional

Se existe algo que é feito basicamente para que você consiga fazer seu negócio decolar é entender e saber medir os indicadores de desempenho organizacional. São com eles que você vai conseguir enxergar como é sua empresa de verdade e não mais navegará no escuro.

Por definição simples, os indicadores são números e valores que representam informações, características e, principalmente, qualquer tipo de resultado de sua empresa. Através deles, você vai entender, de modo preciso e matemático, o quanto sua empresa está indo bem ou não.

Medir essa eficácia é o primeiro passo para encontrar onde você deve focar seus esforços e que processos ou resultados você deve dar mais atenção, mudar, melhorar ou até deixar de lado.

A importância do desempenho organizacional

E desenvolvendo um bom quadro de Key Performance Indicators (KPIs, algo como “principais indicadores de performance), você conseguirá enxergar todos esses problemas e soluções através de números e uma precisão muito mais confiável.

No final das contas, são simplesmente ferramentas de medição, mas, quando juntas, especificam exatamente aquilo que você precisa saber sobre seu negócio. Sozinhos, esses indicadores são apenas números, mas, juntos e comparados por períodos, métricas e médias, tudo fica claro e você poderá chegar a conclusões poderosas e eficazes.

Por isso é tão importante que cada empresa saiba exatamente de quais indicadores ela precisa para enxergar o que realmente está acontecendo. Talvez um empresa que presta serviços terceirizados apenas para outra empresa, não precisaria medir sempre quais são seus clientes com melhor feedback, por exemplo.

Saber que indicadores você deve trabalhar é o seu primeiro passo. E só parando para analisar isso você já, provavelmente, se aprofundará mais em sua própria empresa e entenderá ainda mais o seu funcionamento.

Empresas diferentes necessitam de estratégias diferentes e níveis de informação diferentes. Assim como, departamentos diferentes nem sempre precisam obedecer às mesmas metas e objetivos.

É importante que a empresa saiba que, tanto ela é única, quanto seus departamentos e funcionários são únicos e seus resultados devem ser medidos diante das necessidades de cada setor.

Por isso é tão importante saber quais KPIs você deve levar em conta na hora de organizar a leitura de seu desempenho.

Determinando os indicadores de desempenho organizacional

É preciso ter uma série de preocupações com o que você vai medir antes de sair por aí juntando informações que não irão lhe servir de nada.

Alguns cuidados que você deve ter com que indicadores de desempenho irá usar é algo tão importante quanto os resultados que eles apontam. Por isso é importante que todos KPIs que você for medir sejam relevantes e tenha um impacto forte dentro de suas ambições. Você precisa querer saber algo que fala diferente para seu negócio. É preciso que você consiga enxergar a relevância direta desse indicador em seu negócio.

Por outro lado, é importante ainda que ele seja mensurável e, mais do que isso, compreensível e simples. Os resultados desses indicadores deve ser algo que todos colaboradores, funcionários e até investidores consigam entender e chegar às mesmas conclusões. Não deve existir a possibilidade de alguém entender algo que não seja àquilo que está sendo medido ali.

E dentro disso, não adianta criar métricas e objetivos que não acompanhem o crescimento real de seu negócio. Tudo precisa ser equilibrado e capaz de seguir uma lógica de mercado.

Enfim, tudo isso precisa estar dentro de um período. Cada medição deve obedecer um período que possa ser comparado mais adiante.  Assim como uma obediência temporal aqui permite que qualquer mudança possa ser igualmente medida.

 

E tudo isso junto resulta em um aumento de eficácia e desempenho que é tão claro que fará ser difícil que cada vez mais você não se preocupe com esses indicadores e no modo analítico de enxergar sua empresa. Organizar seus números e entende-los é a chave para o sucesso, basta começar a fazer.

Leave A Response

* Denotes Required Field