O que é follow up? Como aplicar na minha empresa?

O que é follow up?

Sua venda não acaba quando o produto chega às mãos do cliente, muito menos ela começa quando seu cliente está colocando as mãos no produto. Há muito mais detalhes nessa cadeia. O follow pp é uma ferramenta que enxerga essa grandiosidade.

E isso é uma atividade muito mais comum do que se imagina. Ainda que de modo instintivo. Quando isso não acontece, quase sempre se transforma em uma falha óbvia e que atravanca todo sistema.

Quem não entende essa dinâmica, principalmente quem está lidando diretamente com essas vendas, está fadado a fracassar. Se não em curto prazo, com certeza, com o passar do tempo e na hora em que a renovação dos clientes se torna grande demais e os clientes fiéis deixam de ser uma realidade.

No final das contas, o follow up é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada.

Afinal de contas, o que é follow up?

O follow up, como no original ele indica (de “seguir”), nada mais é do que o acompanhamento de seu cliente. Ou melhor, desde antes dele se tornar um cliente, desde o primeiro contato dele com sua marca ou serviço até a pós-venda.

Um bom follow up tem o cliente sempre sob sua asa, desde a apresentação.

Quando você enxerga uma lista de possíveis clientes e um perfil, já precisa começar a colecionar informações sobre esse lead e criar um planejamento que envolva essa aproximação de jeito eficiente.

Quanto melhor esse follow up prévio, mais fácil enxergar quem está evoluindo no funil de vendas e quem pode ir ficando de lado, abrindo espaço para novos clientes.

Esses contatos constantes podem significar o sucesso de sua venda. Quanto mais e com maior qualidade forem sendo feitos essas aproximações, maior é a efetividade dessa venda.

Especialista apontam que 80% das vendas são fechadas após cinco follow ups. Lembrando que, hoje, um vendedor faz em média apenas 2 contatos com seu prospecto, com mais de 40% deles desistindo quando o primeiro contato não se transforma em uma venda.

É preciso criar uma estrutura e um esquema que possa padronizar esses follow ups e permita que qualquer vendedor ou profissional da equipe consiga enxergar a evolução desse contato.

Fazer follow up faz a diferença no seu negócio

Portanto, não existe mais a aproximação agressiva de, por exemplo, um milhão de e-mails e spams. Converter esse contato em uma venda não é uma questão de quantidade, mas sim de qualidade.

Quanto melhor você consegue identificar as demandas de seus clientes e o quanto ele reage a cada contato, mais fácil de fazer de ler seu cliente e disponibilizar para eles tudo aquilo que eles procuram.

Por isso é tão importante organizar esses contatos e aproveitar o melhor de cada um. Cada experiência pode se transformar em padrão para uma outra e assim por diante.

É importante então ter timming e agregar valor. Saber o momento certo de entrar em contato e mostrar o que está disponibilizando, assim como encontrar variações desse contato e dessas possibilidades.

Um jeito eficiente de se organizar com o timming perfeito é definir um número de tentativas que possam ser feitas antes de partir para outra. Construa também um planejamento de distância entre cada contato. O número certo e essa distância você irá aprender à partir de suas experiências.

E nunca confunda persistência com chatice.

Já, na hora de agregar um valor a esse follow up, é importante entender que seu cliente quer ver valor em cada contato. Todo grande primeiro contato começa com uma grande ideia que resolverá um potencial problema de seu cliente.

Esse contato se estende para uma comunicação onde você relaciona essa grande ideia a seu produto de modo mais claro. Continue mostrando o quanto muita gente já está comprando esse produto e suas experiências positivas.

Se o lead não der uma resposta imediata, tudo bem, mantenha seu planejamento e só depois de tudo tente entrar em contato com ele de modo mais próximo e exclusivo para pedir um feedback e avisar que estará retirando-o dos planos da empresa.

Quanto melhor você fizer esse follow up de seu prospecto, mais facilmente ele se tornará seu cliente, já que conhecerá melhor sua empresa, seu produto e seus serviços. Portanto, não deixe nunca de tirar proveito desse tipo de ferramenta.

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