O que é gestão por competências? Como aplicar na minha empresa?

Como aplicar gestão por competência na minha empresa?

Existe um profissional certo para cada setor ou responsabilidade dentro de sua empresa. Quem ainda não descobriu isso, talvez esteja rodando em um mesmo lugar sem ver o crescimento acontecer. É justamente nessas horas que surge a possibilidade de criar uma gestão por competência.

Falando assim, parece algo novo e complicado, mas, acredite, é uma forma incrivelmente simples e altamente eficiente de entender o funcionamento de seu negócio e, ao mesmo tempo, encaixar cada peça em seu devido lugar.

Mas é lógico também que o conceito ainda traz um monte de dúvidas e inseguranças, afinal, ele pode simplesmente reestruturar completamente o seu jeito de gerir sua empresa. Implementar uma gestão por competência pode ser algo ousado para muita gente, mas os resultados falam por si só.

Outro ponto importante é que esse tipo de organização é uma tendência que vem ganhando mais força, justamente por valorizar os talentos e, consequentemente, trazer o interesse sobre sua empresa. Afinal, todo mundo quer ser valorizado.

O que é gestão por competência?

Em poucas palavras, a gestão por competência não é nada mais do que um esforço para encontrar o lugar certo para cada peça dentro de sua empresa. Isso, ao mesmo tempo que tem como objetivo a capacidade de desenvolver o conhecimento de sua equipe e fazer com que cada um esteja sempre melhorando dentro daquilo que está fazendo.

Como um estímulo constante para cada um se tornar um profissional melhor dentro daquela competência, já que sempre significará uma melhoria na carreira. Em termos práticos, a gestão por competência visa atingir objetivos através da melhor qualificação de seus profissionais dentro de cada posição.

Ainda na mesma tendência, é preciso conseguir enxergar e identificar essas competências e, tanto o espaço para ela crescer e desenvolver, quanto a necessidade de criar isso em sua equipe. A estruturação dessas qualidades está ligada à observação e qualificação, entender as demandas e conseguir empurrar o caminho nessa direção.

Uma gestão por competência resulta ainda em um ambiente onde a colaboração é muito mais eficaz, já que o incentivo ao crescimento não bate na concorrência direta. Todos podem ter competências diferentes.

Essa gestão por competência, ao preparar um cenário para uma construção intelectual e profissional maior dentro da própria empresa, ainda faz com que os funcionários não precisem sair dela para buscar melhores oportunidades.

Mas, sobre tudo isso, sua equipe, seus funcionários e colaboradores se sentirão valorizados e entenderão suas importâncias dentro da empresa.

Como criar uma gestão de competências?

O primeiro passo que você deve dar para trazer essa gestão por competência para dentro de sua empresa é, justamente, manter atualizado um mapeamento e um jeito de medir as competências de sua equipe.

Cada cargo ou função deve ser periodicamente verificada e organizada através de um sistema onde metas, objetivos e desenvolvimento possam ser medidos e comparador. Uma gestão por competência exige a potencialização de todos envolvidos. É preciso que todos sintam a motivação através de suas melhoras.

Do mesmo jeito que a gestão por competência só consegue ser realmente inserida em uma empresa se for possível uma mudança no processo seletivo, as escolhas de profissionais precisam passar por um processo onde esse método potencializa a entrada de gente já com as competências necessárias para serem aproveitadas.

Assim como os critérios de avaliação devem parar de serem encarados como uma globalização e se obrigarem a entender o que é requerido para cada demanda e que habilidade é preciso enxergar em cada avaliado. A avaliação ainda deve levar em contar os pontos que serão desenvolvidos e a possibilidade de isso acontecer.

Resumindo, quem entrar na sua empresa já estará dentro das necessidades delas e com as competências que você precisa. E isso não só diminui a adaptação, como ainda faz com que o novo empregado ou equipe, comecem o trabalho já com a impressão de serem importantes para o mecanismo geral.

E não deixe nunca de remunerar bem essas competências. Se você quer alguém se sentindo valorizado é melhor que você valorize isso. Crie planos de carreira interessantes e lhes dê a possibilidade de um futuro interessante e empolgante sem precisar sair de sua empresa.

Quando você consegue encontrar o profissional certo para cada função de sua empresa, pode acreditar: tudo fica muito mais fácil. Portanto, uma gestão por competência pode ser o que falta para você encontrar o sucesso, principalmente através daquilo que todo mundo sabe fazer de melhor, e que você saberá motivar e valorizar.

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